O Curso
Curso Instrutor Trabalhos em Altura
O Curso Instrutor Trabalho em Altura em conformidade com as normas regulamentadoras e técnicas, visa estabelecer estratégias de execuções proativas, de modo a consolidar as diretrizes específicas para instrutores de Trabalhos em Altura como, conhecer técnicas para atividades específicas de trabalho e resgate de vítimas em altura e aplicar as técnicas para atividades específicas de utilização dos equipamentos para trabalho e resgate de vítimas em altura.
O que é Trabalho em Altura?
De acordo com a NR 35, todo trabalho que se encontra acima de dois metros com risco de queda é considerado trabalho em altura e exige que profissionais tenham treinamento para que possam agir em tais circunstâncias, afim de resgatar a vítima garantindo sua integridade física e mental.
Para garantir a segurança dos funcionários, a NR 35 determina que todos os trabalhos em altura devem contar com planejamento, organização e execução cuidadosos de modo que possa certificar ao máximo a segurança de todos os colaboradores, mesmo que envolvidos indiretamente.
O que é necessário para ser Instrutor de Primeiros Socorros APH (Atendimento Pré Hospitalar)?
Antes de ser Instrutor de alguma especialidade a exemplo: Instrutor de Trabalho em Altura, Instrutor de Espaço Confinado, Instrutor de Empilhadeira, é obrigatório ser Instrutor de Primeiros Socorros e para tal, de acordo com a Portaria nº CCB-008/600/14 Corpo de Bombeiros para ser Instrutor em primeiros socorros são necessários os requisitos a seguir:
Nível escolar igual ou superior ao ensino médio.
Formação em primeiros-socorros com carga horária mínima de 240 (duzentos e quarenta) horas, realizada em instituição oficial de ensino nacional ou estrangeira, ou empresa de formação e especialização de equipes de emergência, legalmente constituída, ou profissional que tenha ministrado primeiros-socorros para bombeiros profissionais civis nos últimos cinco anos, confirmados por atestado de capacitação técnica emitido por instituição ou empresa de notório reconhecimento no Brasil.
Formação em técnicas de ensino com carga horária mínima de 40h em instituição de ensino nacional ou estrangeira.
NR 35 - Trabalho em Altura
35.3.6 O treinamento deve ser ministrado por instrutores com comprovada proficiência no assunto, sob a responsabilidade de profissional qualificado em segurança no trabalho.
ATENÇÃO:O Treinamento é Noções Básicas de Aperfeiçoamento Livre. *Não é substituto de formação acadêmica ou ensino técnico.