O CURSO
Nome Técnico: Curso Noções Básicas Operador de Caldeira, Vasos de Pressão, Autoclaves, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento - NR 13
ATENÇÃO:
O Treinamento é Noções Básicas de Aperfeiçoamento Livre. *Não é substituto de formação acadêmica ou ensino técnico
Como é o Curso Caldeira Autoclaves?
O objetivo do Curso Caldeira Autoclaves é capacitar profissionais para atuarem na operação e manutenção de caldeiras e autoclaves, garantindo a segurança e eficiência desses equipamentos, atendendo aos requisitos mínimos estabelecidos na norma regulamentadora.
O que são: Autoclaves, Caldeira e Vaso de Pressão?
Autoclaves, Caldeiras e Vasos de Pressão são equipamentos utilizados em processos industriais para realizar a esterilização de materiais, produção de vapor e armazenamento de fluidos sob pressão, respectivamente.
As Autoclaves são amplamente utilizadas em processos de esterilização, como em hospitais, laboratórios e indústrias farmacêuticas, para garantir a segurança e qualidade dos produtos.
Já as Caldeiras são utilizadas para gerar vapor, que pode ser utilizado para diversas finalidades, como geração de energia elétrica, aquecimento de fluidos e processos industriais.
Os Vasos de Pressão são utilizados para armazenar fluidos sob pressão, como gases e líquidos, em diversos setores industriais, como petroquímico, químico e alimentício.
Critérios para Emissão de Certificados: Saiba Mais!
Conteúdo Programático Normativo
Legislação e Normalização; NR13;
Categorias de vasos de pressão.
Princípios de funcionamento das caldeiras autoclaves;
Tipos de caldeiras autoclaves e suas aplicações;
Normas e regulamentações aplicáveis ao uso de caldeiras autoclaves;
Procedimentos de operação e manutenção preventiva;
Identificação e solução de problemas comuns;
Medidas de segurança para prevenção de acidentes;
Noções de física e química aplicada.
Pressão atmosférica, manométrica, absoluta, interna, externa e vácuo;
Unidades de pressão e transferência de calor.
Noções gerais: o que é calor, o que é temperatura;
Modos de transferência de calor;
Calor específico e calor sensível;
Transferência de calor a temperatura constante;
Termodinâmica e conceitos;
Vapor saturado e vapor superaquecido;
Mecânica dos Fluidos e conceitos Fundamentais;
Pressão em Escoamentos e tipos de Escoamento: Laminar e Turbulento;
Escoamento de Líquidos: Transferência por Gravidade, Diferença de pressão, Sifão;
Perda de Carga: Conceito, rugosidade, acidentes;
Princípio de Bombeamento de Fluidos;
Densidade, solubilidade, difusão de gases e vapores;
Caracterização de Ácido e Base (Álcalis) Definição de pH;
Fundamentos básicos sobre corrosão;
Tópicos de inspeção e manutenção de equipamentos e registros.
Equipamentos de processo. Carga horária estabelecida de acordo com a complexidade da unidade, onde aplicável;
Acessórios de tubulações e aquecedores de água;
Acessórios elétricos e outros itens;
Bombas, caldeiras, compressores, condensador;
Desmineralizado, esferas, evaporadores e filtros;
Lavador de gases, reatores, resfriador e secadores;
Silos, tanques de armazenamento, torres e trocadores calor;
Tubulações industriais e turbinas a vapor;
Injetores, ejetores e dispositivos de segurança;
Instrumentação, operação da unidade e descrição do processo;
Partida, parada e procedimentos de emergência;
Descarte de produtos químicos e preservação do meio ambiente;
Avaliação e controle de riscos inerentes ao processo;
Prevenção contra deterioração, explosão e outros riscos.
Normas e Regulamentos
NBR 15417 – Vasos de pressão – Inspeção de segurança em serviço;
NBR 15949 – Vaso de pressão para ocupação humana (VPOH) para fins terapêuticos — Diretrizes para construção, instalação e operação;
NBR 16035 – Caldeiras e vasos de pressão — Requisitos mínimos para a construção;
NBR 16746 – Segurança de máquinas – Manual de Instruções – Princípios gerais de elaboração;
NBR ISO 13850 – Segurança de Máquinas – Função de parada de emergência – Princípios para projeto;
NBR ISO 14121-2 – Segurança de máquinas – Apreciação de riscos;
NBR ISO 14623 – Sistemas espaciais – Projeto estrutural – Vasos de pressão e estruturas pressurizadas – Projeto e operação;
NBR ISO 16528 – Caldeiras e vasos de pressão;
NBR ISO CIE 8995 – Iluminação de ambientes de trabalho;
Norma Regulamentadora NR 01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais;
Norma Regulamentadora NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
Norma Regulamentadora NR 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento.
OBSERVAÇÕES
Consideramos importante ter a flexibilidade para modificar o Conteúdo Programático Normativo Geral de qualquer Curso, Treinamento, Relatório Técnico, Projetos e demais serviços, se considerado necessário. Essas alterações podem incluir: Atualizações, Adições ou Exclusões.
Nossa Equipe Pedagógica e Multidisciplinar tem o direito de fazer essas modificações. Este direito se estende a:
- Mudança dos itens do escopo normativo;
- Inserção de novas Normas, Leis, Decretos ou parâmetros técnicos;
- Exclusão de Normas, Leis, Decretos ou parâmetros técnicos existentes.
Embora a atualização do Conteúdo Programático Normativo seja da nossa responsabilidade, esperamos que o contratante (seja este um indivíduo ou organização), cumpra todas as legislações pertinentes relacionadas. Portanto, os contratantes devem realizar as devidas aplicações e atendimentos conforme as leis e decretos aplicáveis.
NOTA: As Normas e Regulamentos, suas atualizações e substituições poderão sofrer alterações até a presente data.
Nosso Diferencial
O nosso projeto pedagógico segue as diretrizes impostas pela Norma Regulamentadora nº1.
Nossos Cursos Incluem: Projeto Pedagógico, Plataforma Monitorada com Controle de Acessos e 04 Responsáveis Técnicos PLH.
Para conhecer o diferencial do nosso site, Clique aqui!
URL FOTO
Licensor's Author: mehanlq - Freepik.com