TESTE VIBRAÇÃO ABALO SÍSMICO
Nome Técnico: Visita Técnica e Execução de Teste de Vibração Abalo Sísmico + Emissão de Relatório Técnico
Como é executado o Teste de Vibração de Abalo Sísmico?
O objetivo do Teste de Vibração de Abalo Sísmico é avaliar a capacidade de um equipamento ou estrutura de suportar vibrações e abalos sísmicos, simulando condições reais de operação. Os testes de vibração abalo sísmico são amplamente utilizados na indústria para avaliar a resistência e a capacidade de suportar vibrações e terremotos em diferentes tipos de estruturas. Esses testes são realizados em equipamentos, máquinas, edifícios, pontes, entre outros, para garantir que eles possam suportar vibrações e terremotos sem falhas ou danos.
O que são Ações Sísmicas?
São Ações decorrentes de deslocamentos sísmicos no solo, que provocam esforços e deformações em uma estrutura.
Como os resultados dos testes de vibração abalo sísmico são interpretados e utilizados na indústria?
Os resultados dos testes de vibração abalo sísmico são interpretados e utilizados na indústria por meio de análises de dados e relatórios técnicos. Esses relatórios fornecem informações detalhadas sobre a resistência e a capacidade da estrutura testada em relação aos níveis de vibração e terremotos esperados. Com base nesses resultados, os engenheiros podem fazer recomendações para melhorias ou ajustes na estrutura, a fim de garantir sua segurança e eficiência em situações de vibração ou terremoto.
Além disso, os resultados dos testes de vibração abalo sísmico também podem ser utilizados para fins de certificação e conformidade com normas e regulamentações específicas da indústria. Em resumo, os testes de vibração abalo sísmico são uma ferramenta importante para garantir a segurança e a eficiência das estruturas industriais em situações de vibração ou terremoto.
ATENÇÃO:O Treinamento é Noções Básicas de Aperfeiçoamento Livre. *Não é substituto de formação acadêmica ou ensino técnico.
Escopo Normativo
Verificação das condições do tanque,
Presença de vazamentos;
Evidência de corrosão, trincas e outras anomalias que possam afetar a medição da capacidade volumétrica;
Verificação da Limpeza e secagem do tanque antes da medição;
Verificação das dimensões do tanque;
Altura; Diâmetro; Espessura das paredes;
Verificação da temperatura do líquido contido no tanque;
Métodos de medição direta por proveta ou o método de deslocamento de líquido;
Tipos de tanques;
Verticais convencionais e horizontais;
Cilíndricos, com cúpula fixa;
Selo flutuante ou teto flutuante para líquidos;
Esferas de armazenagem para gases;
Instalações permanentes em alvenaria para armazenagem de produtos sólidos;
Navios-tanque para transporte de líquidos, silos e tubulações.
Verificação do Manual de Instrução Técnica Operacional;
Estudo das Manutenções;
Avaliação Estrutural Componente;
Análise dos Riscos Decorrentes;
Verificação dos Sistemas de Segurança;
Avaliação de Resistência Estrutural;
Análise dos Efeitos da Vibração no Interior;
Estudo da Eficiência das Proteções;
Avaliação das limitações;
Análise da Precisão dos Componentes;
Avaliação de Viabilidade Estrutural;
Análise das Proporcionalidades da Estrutura (peso e dimensão);
Levantamento de Características Técnicas;
Estudo da Limitação Estrutural;
Estudo das Tensões Admissíveis;
Avaliação qualitativa;
Avaliação quantitativa;
F: NBR 7821
Normas e Regulamentos
NBR 5426 – Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos;
NBR 10719 – Informação e documentação – Relatório técnico e/ou científico – Apresentação;
NBR 14277 – Instalações e equipamentos para treinamento de combate a incêndio – Requisitos;
NBR 15421 – Projeto de Estruturas Resistentes a Sismos – Procedimento;
NBR 16746 – Segurança de máquinas – Manual de Instruções – Princípios gerais de elaboração;
NBR ISO IEC 17025 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração;
NBR ISO 13850 – Segurança de Máquinas – Função de parada de emergência – Princípios para projeto;
NBR ISO 14121-2 – Segurança de máquinas – Apreciação de riscos;
ISO TR 14121-2 – Segurança de máquinas – Apreciação de riscos;
NCh 2369 – Seismic Design for Industrial Structures and Facilities;
Norma Regulamentadora NR 01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais;
Norma Regulamentadora NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.
OBSERVAÇÕES
Consideramos importante ter flexibilidade para modificar o Conteúdo Programático Normativo Geral de qualquer Curso, Treinamento, Relatório Técnico, Projetos e demais serviços, se considerados necessários. Essas alterações podem incluir: Atualizações, Adições ou Exclusões.
Nossa Equipe Pedagógica e Multidisciplinar tem o direito de fazer essas modificações. Este direito se estende a:
- Mudança dos itens do escopo normativo;
- Inserção de novas Normas, Leis, Decretos ou parâmetros técnicos;
- Exclusão de Normas, Leis, Decretos ou parâmetros técnicos existentes.
Embora a atualização do Conteúdo Programático Normativo seja da nossa responsabilidade, esperamos que o contratante (seja este um indivíduo ou organização), cumpra todas as legislações pertinentes relacionadas. Portanto, os contratantes devem realizar as devidas aplicações e atendimentos conforme as leis e decretos aplicáveis.
NOTA: As Normas e Regulamentos, suas atualizações e substituições poderão sofrer alterações até a presente data.
Nosso Diferencial
O nosso projeto pedagógico segue as diretrizes impostas pela Norma Regulamentadora nº1.
Nossos Cursos Incluem: Projeto Pedagógico, Plataforma Monitorada com Controle de Acessos e 04 Responsáveis Técnicos PLH.
Para conhecer o diferencial do nosso site, clique aqui!
URL FOTO
User9023173 - Freepik.com