LAUDO CORROSÃO ATMOSFÉRICA NBR 6210
A execução de visita Técnico e Elaboração do Relatório Técnico de Corrosão Atmosférica tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos necessários para preparar, limpar e determinar a taxa de corrosão dos corpos-de-prova antes do ensaio, conforme NBR 6210. Estes requisitos incluem a remoção dos produtos de corrosão. dos materiais metálicos.
Como deve ser a Limpeza antes do Ensaio, segundo a NBR 6210?
Desengraxar com produto apropriado ao tipo de material. Lavar com água corrente. Mergulhar em solvente (acetona ao mistura 1:1 de etanol e éter etílico) e secar com jato de ar limpo e seco.
Limpar por meio de lixamento ou escovamento, utilizando lixas adequadas ou escovas manuais. Remover os resíduos de pó com jato de ar limpo e seco ou com água e escova de pêlo macio. Mergulhar em solventes (acetona ou mistura 1:1 de etanol e éter etílico) e secar com jato de ar limpo e seco.
Jatear a superfície dos corpos-de-prova até o metal quase branco (padrão Sa 2
½ da ISO 8501-1). Após o jateamento, remover os resíduos de abrasivo com jato de ar limpo e seco e escova de pêlo macio.
Limpar por meio de lixamento ou escovamento, utilizando lixas adequadas ou escovas manuais. Remover os resíduos de pó com jato de ar limpo e seco ou com água e escova de pêlo macio. Mergulhar em solventes (acetona ou mistura 1:1 de etanol e éter etílico) e secar com jato de ar limpo e seco.
ATENÇÃO:O Treinamento é Noções Básicas de Aperfeiçoamento Livre. *Não é substituto de formação acadêmica ou ensino técnico.
Conteúdo Programático Normativo
Escopo; Referências normativas; Termos e definições;
Requisitos específicos; Preparo dos corpos-de-prova antes do ensaio;
Corte e identificação; Limpeza antes do ensaio; Caracterização;
Armazenagem; Limpeza após o ensaio (remoção de produtos de corrosão);
Determinação da massa final e da taxa de corrosão;
Método de decapagens sucessivas para determinar a massa final do corpo-de- prova quando a solução de limpeza for capaz de atacar o metal-base (aço-carbono, zinco e ligas de zinco;
Processos recomendados para limpeza eletrolítica de corpos-de-prova após o ensaio;
Procedimentos de preparo, limpeza e determinação da taxa de corrosão de corpos-de-prova em ensaios de corrosão atmosférica;
Seleção de locais para inspeção:
Os locais de inspeção devem ser selecionados de acordo com a exposição dos materiais metálicos à atmosfera, considerando fatores como a salinidade, umidade, presença de poluentes e temperatura ambiente.
Preparo das superfícies:
As superfícies dos materiais metálicos devem ser limpas e preparadas adequadamente para a inspeção. Isso pode incluir a remoção de camadas de oxidação, limpeza com solventes e secagem das superfícies.
Realização da inspeção visual:
A inspeção visual é uma técnica importante para identificar sinais de corrosão, como manchas, deformações ou falhas na superfície dos materiais metálicos.
Utilização de técnicas de ensaios não destrutivos:
A inspeção pode incluir o uso de técnicas como ultrassom, radiografia, líquidos penetrantes e partículas magnéticas para detectar sinais de corrosão que não são visíveis a olho nu.
Análise dos resultados:
Os resultados da inspeção devem ser analisados e documentados, a fim de identificar a extensão da corrosão e determinar se alguma ação de manutenção ou reparo é necessária.
Avaliação qualitativa; Avaliação quantitativa;
Tagueamento de Máquinas e Equipamentos;
RETROFIT – Processo de Modernização;
Manutenções pontuais ou cíclicas;
F: NBR 6210