WhatsApp

Brigada de Incêndio Nível Intermediário NBR 14276 | EAD | Ao Vivo | Presencial | Online | 168922

O curso Brigada de Incêndio Nível Intermediário NBR 14276 tem como objetivo preparar o profissional para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais do sinistro e os d...


O Curso

Nome Técnico: Curso Capacitação Brigada de Incêndio - Nível Intermediário - Conforme NBR 14276 - Brigada de incêndio e emergência - Requisitos e procedimentos

Referência: 8136

Brigada de Incêndio Nível Intermediário NBR 14276
O curso Brigada de Incêndio Nível Intermediário NBR 14276 tem como objetivo preparar o profissional para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente.

NR 23 - Proteção Contra Incêndios:
23.1 Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com as legislações e as normas técnicas aplicáveis.
Sucede que muitos profissionais preferem seguir a IT 17 e não observam que para seguir a IT 17 deverão seguir na totalidade e ignoram que a NR 23 preconiza as Normas Técnicas aplicáveis.

Conteúdo Programático

Curso Brigada de Incêndio Nível Intermediário NBR 14276

PARTE DE COMBATE À INCÊNDIO
Módulo 01 - Introdução
Objetivos: Conhecer e descrever os objetivos gerais do treinamento e o comportamento do brigadista.
Módulo 02 - Aspectos legais
Objetivos: Conhecer e descrever os aspectos legais relacionados à responsabilidade do brigadista; conhecer e descrever os procedimentos para o acionamento e o funcionamento dos serviços públicos locais de atendimento de emergências (corpo de bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU), Policia Civil, Policia Militar).
Módulo 03 - Teoria do fogo
Objetivos: Conhecer e descrever a combustão, seus elementos, e a reação em cadeia, as temperaturas do fogo (ponto de fulgor, combustão e ignição).
Módulo 04 - Propagação e dinâmica do fogo
Objetivos: Conhecer e descrever as formas de propagação do fogo por condução, convecção, irradiação, assim como os fenômenos físico-quimicos do flashover e backdraft.
Módulo 05 - Classes de Incêndio
Objetivos: Identificar e descrever as classes de Incêndio.
Módulo 06 - Prevenção de Incêndio
Objetivos: Conhecer e descrever as técnicas de prevenção para avaliação dos riscos de incêndio.
Módulo 07 - Métodos de extinção
Objetivos: Conhecer e descrever os métodos extintores de isolamento, abafamento, resfriamento e extinção química e suas aplicações;
Objetivos Práticos: Demonstrar como aplicar os métodos.
Módulo 08 - Agentes extintores
Objetivos: Conhecer e descrever os agentes extintores de água e pó químico seco (PQS), pelo menos os tipos AB, ABC e K; CO2, espumas e outros disponíveis na planta, assim como as suas características e aplicações; conhecer e saber descrever o significado da capacidade extintora declarada nos extintores.
Objetivos Práticos: Demonstrar como aplicar os agentes extintores conforme as classes de incêndio.
Módulo 09 - Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
Objetivos: Conhecer e descrever os Equipamentos de Proteção Individual para proteção da cabeça, olhos e face, proteção auditiva, proteção respiratória, tronco, membros superiores, membros inferiores e corpo inteiro.
Objetivos Práticos: Demonstrar como utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI).
Módulo 10 - Equipamentos de combate a incêndio 1
Objetivos: Conhecer e descrever os tipos e a operação de extintores portáteis e extintores sobre rodas, com carga de água, pó químico seco (PQS) BC e ABC, CO2, halotrom etc.; conhecer e descrever os critérios para a definição do agente extintor; conhecer e saber executar a inspeção visual em nos extintores, inclusive CO2.
Objetivos Prático: Demonstrar como operar extintores portáteis e extintores sobre rodas, com carga de água, pó química seco (PQS) BC e ABC, CO2.
Módulo 12 - Equipamentos de detecção, alarme e de comunicações.
Objetivos: Conhecer e descrever os meios mais comuns de sistemas de detecção, alarme e de comunicações e funcionamento destes.
Objetivos Prático: Demonstrar como identificar as formas de acionamento e desativação dos equipamentos.
Módulo 13 - Abandono de Área
Objetivos: Conhecer e descrever as saídas de emergência, escadas de segurança, corredores e rotas de fuga. sistemas de iluminação de emergência, elevador de segurança e meios de aviso: conhecer e descrever as técnicas de abandono de área, salda organizada. pontos de encontro e chamada e controle de pânico.
Módulo 14 - Pessoas com mobilidade reduzida
Objetivos: Conhecer e descrever as técnicas de abordagem, cuidados e condução de acordo com o plano de emergência da planta.
Módulo 26 - Riscos específicos da planta
Objetivos: Conhecer e descrever os riscos específicos e o plano de emergência da planta.
Objetivos Práticos: Visitar e conhecer as áreas dos riscos específicos da planta.

PARTE DE PRIMEIROS SOCORROS
Módulo 15 - Avaliação Inicial
Objetivos: Conhecer e descrever os procedimentos para a avaliação do cenário, os mecanismos de lesões, o número de vitimas e o exame físico destas.
Objetivos Práticos: Demonstrar como reconhecer e avaliar os riscos iminentes, executar medidas de proteção e segurança, reconhecer os mecanismos de lesão, o número de vitimas e o exame físico destas: efetuar a triagem, a priorização de atendimento das vítimas e o exame físico destas.
Módulo 16 - Vias Aéreas
Objetivos: Conhecer e descrever os sinais e sintomas de obstruções em adultos, criança e bebês conscientes e inconscientes e tratamento pré-hospitalar.
Objetivos Práticos: Demonstrar como reconhecer os sinais e sintomas de obstruções em adultos, criança e bebês conscientes e inconscientes e tratamento pré-hospitalar.
Módulo 17 - Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP)
Objetivos: Conhecer e descrever as técnicas de ventilação artificial e compressão cardíaca externa (RCP) para adultos, crianças e bebês.
Objetivos Práticos: Demonstrar como aplicar as técnicas de RCP.
Módulo 18 - DEA
Objetivos: Conhecer e descrever os equipamentos semiautomáticos para desfibrilação externa
Objetivos Práticos: Demonstrar como utilizar equipamentos semiautomáticos para desfibrilação externa.
Módulo 19 - Estado de choque
Objetivos: Conhecer e descrever os sinais, sintomas e técnicas de prevenção e tratamento pré-hospitalar.
Objetivos Práticos: Demonstrar como aplicar as técnicas iniciais para a prevenção e tratamento do estado de choque.
Módulo 20 - Hemorragias
Objetivos: Conhecer e descrever as técnicas de hemostasia e tratamento pré-hospitalar.
Objetivos Práticos: Demonstrar como reconhecer e avaliar os riscos iminentes, executar medidas de proteção e segurança, reconhecer os mecanismos de lesão, o número de vitimas e o exame físico destas: efetuar a triagem, a priorização de atendimento das vítimas e o exame físico destas.
Módulo 21 - Fraturas
Objetivos: Conhecer e descrever as fraturas abertas e fechadas e técnicas de imobilizações e tratamento pré-hospitalar.
Objetivos Práticos: Demonstrar como aplicar as técnicas de imobilizações em membros, pélvis e coluna vertebral e tratamento pré-hospitalar.
Módulo 22 - Ferimentos
Objetivos: Identificar e descrever os tipos de ferimentos e as consequências de gravidade dos ferimentos e o tratamento pré-hospitalar.
Objetivos Práticos: Demonstrar os cuidados específicos em ferimentos incisivos, corto contusos, penetrantes, empalamentos e amputações traumáticas.
Módulo 23 - Queimaduras
Objetivos: Conhecer e descrever os tipos de queimaduras (térmicas, químicas e elétricas) e os graus (primeiro, segundo e terceiro) das queimaduras; conhecer e descrever as técnicas de resfriamento e curativos para queimaduras.
Objetivos Práticos: Demonstrar como aplicar as técnicas e procedimentos de tratamento pré-hospitalar de queimaduras.
Módulo 24 - Emergências clínicas
Objetivos: Conhecer e descrever a síncope, convulsões, acidente vascular cerebral (AVC), dispnéias, crises hiper e hipotensiva, infarto agudo do miocárdio (IAM), diabetes e hipoglicemia e tratamento pré-hospitalar.
Objetivos Práticos: Demonstrar como aplicar as técnicas de atendimento para síncopes e convulsões. Demonstrar como aplicar as técnicas de avaliação e procedimentos iniciais para IAM e AVC.
Módulo 25 - Movimentação, remoção e transporte de vítimas
Objetivos: Conhecer e descrever as técnicas de transporte de vitimas, sem e com suspeita de lesão na coluna vertebral, em prancha e maca.
Objetivos Práticos: Demonstrar como aplicar as técnicas de movimentação, remoção e transporte de vitima em prancha e maca.
Módulo 26 - Riscos específicos da planta
Objetivos: Conhecer e descrever os riscos específicos e o plano de emergência da planta.
Objetivos Práticos: Visitar e conhecer as áreas dos riscos específicos da planta.

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES (se aplicável à planta)
Módulo 28 - Emergências com produtos perigosos e ambientais
Objetivos: Conhecer e descrever os procedimentos relacionados aos atendimentos a emergências com produtos perigosos e ambientais.
Objetivos Práticos: Demonstrar como aplicar as técnicas para emergências com produtos perigosos e ambientais.
Módulo 29 - Salvamento de vítimas de queda em altura
Objetivos: Conhecer e descrever as consequências das lesões provenientes da suspensão de vítimas por sistemas de proteção de quedas e conhecer as técnicas para salvamento de vítimas de queda em altura.
Objetivos Práticos: Demonstrar as técnicas e utilizar os equipamentos para salvamento de vítimas de queda em altura.
Módulo 30 - Salvamento de vítimas em espaços confinados
Objetivos: Conhecer e descrever as consequências e os efeitos dos riscos e perigos identificados em trabalhos em espaços confinados e conhecer as técnicas para salvamento de vítimas em espaços confinados.
Objetivos Práticos: Demonstrar as técnicas e utilizar os equipamentos para salvamento de vítimas em espaços confinados.
Módulo 31 - Desencarceramento e extração de vítimas
Objetivos: Conhecer e descrever os equipamentos e técnicas para o desencarceramento de vítimas presas em ferragens, em equipamentos e em estruturas colapsadas.
Objetivos Práticos: Demonstrar as técnicas de segurança e utilizar os equipamentos para desencarceramento em resgate veicular, em equipamentos e em estruturas colapsadas.
Módulo 32 - Gerenciamento de emergências sistema de comando de incidentes (SCI)
Objetivos: Conhecer e descrever os conceitos e procedimentos relacionados ao sistema de comando de incidentes (SCI) para o gerenciamento de emergências.
Objetivos Práticos: Demonstrar os procedimentos de sistema de comando de incidentes (SCI) para o gerenciamento de emergências em cenários simulados.

Complementos para Máquinas e Equipamentos quando for o caso:
Conscientização da Importância:
Manual de Instrução de Operação da Máquina ou Equipamento;
Plano de Inspeção e Manutenção da Máquina ou Equipamento seguindo a NR 12;
Relatório Técnico com ART da Máquina ou Equipamento conforme NR 12;
Teste de Carga (com ART) conforme NR 12;
END (Ensaios Não Destrutivos) conforme NR 12;
Ensaios Elétricos NR 10;
Tagueamento de Máquinas e Equipamentos;
RETROFIT - Processo de Modernização;
Checklist Diário;
Manutenções pontuais ou cíclicas.

Complementos da Atividade:
Conscientização da Importância:
APR (Análise Preliminar de Riscos);
PAE (Plano de Ação de Emergência;
PGR (Plano de Gerenciamento de Riscos);
Compreensão da necessidade da Equipe de Resgate;
A Importância do conhecimento da tarefa;
Prevenção de acidentes e noções de primeiros socorros;
Proteção contra incêndios;
Percepção dos riscos e fatores que afetam as percepções das pessoas;
Impacto e fatores comportamentais na segurança;
Fator medo;
Como descobrir o jeito mais rápido e fácil para desenvolver Habilidades;
Como controlar a mente enquanto trabalha;
Como administrar e gerenciar o tempo de trabalho;
Porque equilibrar a energia durante a atividade afim de obter produtividade;
Consequências da Habituação do Risco;
Causas de acidente de trabalho;
Noções sobre Árvore de Causas;
Noções sobre Árvore de Falhas;
Entendimentos sobre Ergonomia;
Análise de Posto de Trabalho;
Riscos Ergonômicos;
Padrão de Comunicação e Perigo (HCS (Hazard Communiccation Standard) - OSHA;

Exercícios Práticos:
Registro das Evidências;
Avaliação Teórica e Prática;
Certificado de Participação.


Nosso Diferencial

Nosso Diferencial

O nosso projeto pedagógico segue as diretrizes impostas pela Norma Regulamentadora nº1.

Nossos Cursos Incluem: Projeto Pedagógico, Plataforma Monitorada com Controle de Acessos e 04 Responsáveis Técnicos PLH.

Para conhecer o diferencial do nosso site, Clique aqui!

Brigada de Incêndio Nível Intermediário NBR 14276 | EAD | Ao Vivo | Presencial | Online | 168922

Por Turma/Pessoa


Opções disponíveis:
select
R$2.094,74

Validade Anual

Carga Horária 128 Horas

Pré-Requisitos Mínimos Nível Técnico


Compartilhe:

  • MercadoPago CreditoÀ Vista por R$2.094,74
  • 2x de R$1.079,77 (R$2.159,53)
  • 3x de R$735,00 (R$2.204,99)
  • 4x de R$563,10 (R$2.252,40)
  • 5x de R$460,38 (R$2.301,91)
  • 6x de R$392,27 (R$2.353,64)
  • 7x de R$338,13 (R$2.366,94)
  • 8x de R$302,71 (R$2.421,66)
  • 9x de R$270,64 (R$2.435,74)
  • 10x de R$246,44 (R$2.464,40)
  • 11x de R$228,06 (R$2.508,66)
  • 12x de R$212,88 (R$2.554,56)