CURSO NBR 17063 - ISOLADOR TIPO PILAR COMPOSTO
CURSO NBR 17063 - ISOLADOR TIPO PILAR COMPOSTO para Tensões Acima de 1000 V - Dimensões e Características de Isoladores
Sem Mangas de acordo com a NBR 17063 especifica os requisitos e características elétricas, mecânicas e dimensionais de isoladores
compostos tipo poste, para uso externo, operando em corrente alternada , A tensão é superior a 1000 V e a frequência não excede 100 Hz.
Esta norma não abrange isoladores com cabos de sustentação. Se utilizado, recomenda-se ajustar seu tamanho mediante acordo prévio entre as partes envolvidas. Não é adequado para isoladores híbridos. NBR 15232 Isoladores compostos tipo poste para linhas aéreas CA com tensões acima de 1.000 V - Definições, métodos de ensaio e critérios de aceitação, define os termos usados e especifica os métodos de ensaio e a respectiva aceitação para isoladores compostos tipo poste para linhas aéreas AC Linhas padrão com uma tensão nominal acima de 1.000 V e Frequência menor ou igual a 100 Hz.
Isoladores de poste compostos adequados para uso, constituídos por: um núcleo isolante maciço, cilíndrico, resistente a cargas mecânicas, feito de fibras impregnadas de resina (geralmente fibras de vidro); exterior do núcleo isolante); e hardware integral
permanentemente ligado ao núcleo isolante.
Os isoladores compostos do tipo poste cobertos por esta norma estão sujeitos a cargas de flexão, tração e compressão enquanto suportam condutores de linha. Não inclui requisitos para selecionar isoladores para condições operacionais específicas.
ATENÇÃO:O Treinamento é Noções Básicas de Aperfeiçoamento Livre. *Não é substituto de formação acadêmica ou ensino técnico.
Conteúdo Programático Normativo
Termos e definições; Requisitos gerais;
Requisitos específicos;
Características e dimensões;
Cor; Embalagem; Codificação;
Tipo de cabeça de isoladores com NBI abaixo de 200 kV 7;
Isolador composto tipo pilar com NBI acima de 200 kV para montagem na vertical ou horizontal;
Isolador composto tipo pilar autotravante com cabeça simétrica;
Isolador composto tipo pilar autotravante com cabeça assimétrica;
Detalhe das bases para isolador composto tipo pilar com NBI acima de 200 kV, montado na posição inclinada (dimensões e formas orientativas);
Calibre para avaliar as dimensões da janela das cabeças tipo H e tipo V;
Base com furo central roscado para Isoladores com NBI até 200 kV;
Base com quatro furos passantes;
Fonte: NBR 17063